Conecte-se connosco

Futebol Internacional

O nota 3

Avatar photo

Publicado

a

Enquanto jogadores de futebol, por norma somos avaliados de 0 a 5. No entanto, existem jogadores que garantem nota 3 ao treinador sempre que entram em campo (não levar ao sentido literal).

Como não se vive a vida sempre no 8 ou no 80, eles também têm dias excepcionais. Ora marcam um golo, ou talvez dois. Ou até se apresentem um pouco abaixo das exibições que nos habituaram.

São aqueles jogadores que infelizmente não são valorizados, nem contratados por verbas astronómicas. São os que fazem o trabalho silencioso, andam pelo campo todo, os operários.

São certamente médios centros. O que jogam, o que correm, o espaço que ocupam permite a vários tipos de jogadores não se preocuparem com tarefas defensivas.

Jogadores como João Moutinho, Alex Witsel, Khedira, Enzo Pérez, Matuidi, Ramires, Raul Meireles ou Tiago.

Todos eles são papa Km´s. Muito bons tacticamente. Equilibram a equipa por perceberem as necessidades dela. Compensam as subidas dos colegas, e quando não o fazem, é porque estão eles a sair a jogar pois têm um bom controlo de bola e sabem quando a soltar porque não são dotados tecnicamente acima da média.

Possuem uma má relação com o golo. Ocasionalmente marcam um ou outro golo, mas nada que seja um hábito. Garantem cerca de 5 golos por época, e para alguns já é muito.

Tem um grande pulmão que lhes permite recuperar da fadiga o mais rápido possível. Muito raramente são expulsos, ou seja não prejudicam a equipa com atitudes irrepreensíveis. Sabem e conhecem as suas limitações. Basicamente dão o corpo às balas para os colegas salvarem a equipa.

Falando nacionalmente, João Moutinho antes de se ter transferido para o Mónaco, é talvez dos melhores jogadores que já vi. Manteve sempre um ritmo alto, sem nunca prejudicar a equipa. Garantia mínima de nota 3. Só nota 2 enquanto joga pela seleção onde o colocam a fazer um papel que não o dele, o de 10. O jogo ofensivo não é o forte dele.

Estes são o tipo de jogadores a que poucos clubes estão dispostos a gastarem muitos milhões. Por não serem super estrelas, não terem penteados estranhos ou dotados tecnicamente ao ponto de fazerem piruetas ou estragarem jogadas ofensivas, poucos lhes dão o reconhecimento merecido. Infelizmente, esses são os que custam dinheiro e a quem se dá atenção.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Classificações

Tendências