Carlo Ancelotti, é talvez considerado por muitos como um dos melhores treinadores tanto da atualidade como da história. O objetivo deste texto é tentar perceber a razão de tal.
Com cerca de 25 anos de carreira em candidatos ao título, Carletto consegue apresentar como principais troféus 3 Champions League e 4 campeonatos conquistados.
2 desses 4 campeonatos foram alcançados no PSG e Bayern Munique, que podem ser considerados como batota. No entanto, também obteve um grande feito como o de não ser campeão com o PSG! Feito repetido por Mauricio Pochettino a época passada.
Pelas mãos do treinador transalpino passaram os seguintes jogadores:
Parma:
– Buffon, Cannavaro, Thuram, Sensini, Dino Baggio, Chiesa, Crespo, Stanic ou Zola.
Juventus:
– Peruzzi, Iuliano, Conte, Paolo Montero, Davids, Zidane, Deschamps, Tacchinardi, Trezeguet, Inzaghi, Kovacevic ou Del Piero (menção para Henry ou Van der Sar que deram em flops)
AC Milan (durante 8 anos):
– Maldini, Nesta, Cafu, Gattuso, Pirlo, Kaka, Rui Costa, Shevchenko, Emerson, Zambrotta, Jaap Stam, Pato, Ronaldo & Ronaldinho, Vieri ou Gilardino.
RESULTADO: 1 Campeonato e 2 Champions (todos no AC Milan)
Treinou equipas como Parma, Juventus, AC Milan, Chelsea, PSG, Bayern Munique ou Real Madrid e consegue ter apenas 4 campeonatos e 3 Champions no currículo!
Apesar de tudo, tem a possibilidade de se poder tornar campeão nas cinco principais ligas caso vença este campeonato o Real Madrid. Mas para além desse registo que o tornará histórico e das 3 champions conquistadas (feito que não está ao alcance de todos obviamente) terá ele assim tanto valor?
Não podemos classificar todas as suas estadias (exceção talvez no Chelsea) como falhanços?
Nota: Apenas referi os títulos principais. Venceu ainda mais de uma dezena de taças.