Conecte-se connosco

Throwback

A ternura dos 30

Avatar photo

Publicado

a

Hoje em dia, com a evolução da ciência e com o conhecimento que isso traz, é cada vez mais comum de se ver um atleta com mais de 30 anos em alto rendimento.

Enquanto jogadores, fisicamente encontramos o pico entre os 26/29. Mas o entendimento do jogo também requer experiência, e nesse sentido é bastante normal encontrarmos jogadores, que nunca tiveram o reconhecimento suficiente, à medida que vão envelhecendo se tornarem melhores jogadores, com uma presença dentro de campo muito maior e determinante.

Como exemplos temos o Tiago, que passou por Chelsea, Juventus ou Lyon, mas só no Atlético de Madrid ganhou nome internacional e reconhecimento ao ponto de conseguir retornar à seleção nacional após vários anos de ausência, tendo Simeone dito o seguinte: “É muito difícil ter dois jogadores da qualidade de Tiago no plantel. Seria impossível pagar por eles”. O seu companheiro Gabi, também era considerado um dos pêndulos da equipa na conquista da La Liga e o seu caminho até à final da Champions League, em Lisboa na época 2013/14. Andrea Pirlo que teve sempre a sua classe e carisma no AC Milan, foi sendo cada vez mais apreciado desde que ingressou na Juventus a custo zero com 32 anos!

Estes jogadores passaram de úteis para cruciais nas suas equipas, ganharam prestígio. Foi com os anos a passarem e com a experiência ganha que se tornaram mestres no posicionamento, temporização, controlo de jogo e acima de tudo que perceberam O lema: “A bola é que corre, não são vocês!”. Quem levou isto à letra exemplarmente foi Xabi Alonso!

Hoje em dia temos ao mais alto nível Zlatan Ibrahimovic com 40 anos no AC Milan, Cristiano Ronaldo, a duas semanas dos 37, no Manchester United, Luka Modric (ainda agora considerado o melhor jogador da supertaça Espanhola) com 36 no Real Madrid ou Thiago Silva a jogar no Chelsea com 37!

Antigamente, os jogadores chegavam aos 30 e eram considerados velhos. Como vai ser de hoje em diante? Cada vez mais normal jogadores com 35 anos para cima a dar cartas no futebol ou estamos a falar de jogadores excepcionais?

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Classificações

Tendências