No momento de se decidir como construir um plantel existem 3 opções: contratar jogadores no estrangeiro, contratar jogadores a jogar no campeonato nacional e/ou dar uso às camadas jovens.
A melhor solução é fazer um mix destes 3, e quando assim acontece, com especial incidência no mercado interno, os resultados ganham uma tendência para ser de sucesso!
Temos como exemplo, em Portugal, o Porto de Mourinho e o Sporting de Amorim. Quando estes optaram por contratar maioritariamente dentro de Portugal, o Porto ganhou a Taça UEFA, Liga dos Campeões bem como o campeonato durante essas épocas.
Enquanto o Sporting, apostou no mercado nacional sob o leme de Amorim, e foi campeão nacional (após um jejum de 19 anos!), ganhou a Taça da liga (2), a Supertaça e passou a fase de grupos da Champions pela 2º vez na história do Sporting!
11 do Porto:
- Baía, Paulo Ferreira (Setúbal), Nuno Valente (Leiria), Ricardo Carvalho e Jorge Costa; Costinha (Mónaco), Maniche (Benfica), Deco; Derlei (Leiria), Benni McCarthy (Celta de Vigo), Alenitchev (Roma)/Carlos Alberto (Fluminense)
11 do Sporting:
- Adán (Atlético Madrid), Porro (Man City), Feddal (Bétis), Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes; Palhinha e João Mário (Inter); Pedro Gonçalves (Famalicão), Nuno Santos (Rio Ave), Sporar/Paulinho (Braga)
Claro que podemos dizer (ou é a nostalgia a falar?) que os jogadores de hoje em dia não têm a mesma qualidade de antigamente. Será ridículo comparar Pedro Gonçalves, Galeno, Nuno Mendes, Gonçalo Inácio ou Palhinha com Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Derlei, Nuno Valente ou Maniche? Agora podemos afirmar que sim, mas quem sabe eles não cresçam no seu jogo ao ponto de se equipararem aos mencionados?
Ao contratar no mercado interno, estamos a apostar em jogadores que: já estão ambientados ao futebol europeu e ao futebol nacional, habituados à cultura, costumes, ideais, língua portuguesa mas acima de tudo que já conhecem os mecanismos, dinâmicas e formas de estar dentro do futebol português!
O certo, é que com esta forma de actuar no mercado de transferências ao apostarem principalmente no mercado nacional, ambos os clubes obtiveram resultados históricos tanto dentro do campo como na saúde financeira do clube. O sucesso tem como consequência ser observado pelos melhores e, neste sentido, ambos os clubes fizeram as maiores vendas associadas a esse registo!
Afinal, o que é nacional é bom?