Chelsea 2 (Lukaku, 54′; Havertz,117′ pen) – Palmeiras 1 (Raphael Veiga, 62′ pen)
Abel iniciou este jogo a tentar conquistar um título histórico para si e para o Palmeiras, mas viu essa oportunidade fugir já perto do final!
Após o apito inicial, Hudson-Odoi, aos 10′, estava em boa posição mas perdeu espaço para rematar. Aos 15′, Mason Mount, rematou ao lado num livre, que estava controlado por Weverton. O Palmeiras começou a crescer no encontro, e através de saídas rápidas, apoiadas por Rony e Dudu, aos 23′ ameaçou com um remate de longe, depois de um trabalho individual de Dudu. O mesmo, aos 27′, falhou uma oportunidade flagrante, ao rematar ao lado quando só tinha Mendy pela frente mas perdeu tempo e espaço.
Aos 30′, Mount dá lugar a Pulisic devido a lesão. Pulisic trouxe outro movimento e rapidez ao ataque dos ‘blues’, mas desperdiçou um livre frontal, aos 36′, onde podia e devia ter feito melhor! A acabar a primeira parte, Thiago Silva progrediu com a bola no meio campo do Palmeiras e, sem oposição, tentou o remate de longe para defesa de Weverton.
No regresso do descanso, o Chelsea fez o 1-0 com um cabeceamento certeiro de Lukaku, a responder a cruzamento de Hudson-Odoi, aos 54′. Aos 62′, o Palmeiras faz o empate da marca de penalti por mão de Thiago Silva. Estava feito o 1-1 por Raphael Veiga. Dez minutos depois, Lukaku amortece para remate perigoso de Pulisic ao lado. Até ao fim dos 90′, o Palmeiras manteve-se firme na defesa e conseguiu levar o jogo para prolongamento.
No prolongamento, com vários jogadores a acusarem o desgaste, o Chelsea conquistou um penalti ao minuto 114. Havertz, decidiu o jogo tal como já tinha decidido a final da Champions. Até ao final, Luan ainda foi expulso por derrubar Havertz à entrada de área.
Abel perdeu assim a hipótese de colocar o seu nome na história do Palmeiras, ao não conseguir vencer um troféu que tanto perseguem.
Homem do jogo: Rudiger
Destaques:
Do lado do Chelsea, Rudiger limpou tudo, Kante fez a sua pressão habitual enquanto Kovacic foi importante ao quebrar linhas com o seu transporte de bola. Lukaku esteve numa ilha e Mount saiu lesionado logo aos 30′.
No Palmeiras, bom jogo de Scarpa, Rony e Dudu foram importantes para efectuarem as saídas rápidas enquanto veiga não tremeu da marca dos 11 metros. Luan cometeu o penalti e ainda foi expulso perto do apito final.
11 Chelsea: Mendy, Azpilicueta, Christensen, Thiago Silva, Rudiger e Hudson-Odoi; Kante e Kovacic; Mount, Havertz e Lukaku
11 Palmeiras: Weverton, Scarpa, Piquerez, Gustavo Gomez, L. Garcia e Marcos Rocha; Dudu, Ze Rafael, Danilo e Rony; Raphael Veiga