Com este título pensamos automaticamente na Taça de Portugal conquistada na época de 2011/12 com um golo de Marinho contra o Sporting, mas não é a esse milagre que me estou a referir.
Essa taça foi conquistada com empenho, dedicação, competência e um pouco de sorte, apesar de tudo todos os vencedores precisam de alguma, não foi baseada em milagres!
O verdadeiro milagre aconteceu na época 2014/15 em que se mantiveram na 1º divisão com apenas 4 vitórias!
Nesse ano conseguiram finalizar a época com 17 empates, coroando a turma estudantil como o “Rei dos empates”! Para se ter noção, o último classificado desceu com 5 vitórias, apenas Gil Vicente (que desceu em penúltimo) e a Académica tiveram 4 vitórias! Com estes resultados, a Académica manteve-se na primeira divisão com 29 pontos sobre os 23 conquistados por Gil Vicente.
Mas apesar deste milagre, andavam só a adiar o inevitável. Com um elenco cada vez mais pobre e a apostar cada vez menos nos jogadores que já tinham experiência de primeira liga, essa descida acabou por acontecer em 2015/16! Desde então estiveram sempre a bater nas portas de subida até que este ano estão a fazer precisamente a fazer o inverso, estando muito bem colocados a liderar o pelotão das descidas! O cenário, para não parecer extremista, é caótico! Ao fim de 23 jogos têm apenas 14 pontos, a pior defesa do campeonato estando já a 6 pontos da salvação!
Depois de Beira-Mar, Naval e Leiria, os estudantes serão os próximos da região centro a saírem do radar das ligas profissionais com o cenário de descida cada vez mais presente.
A não ser que haja um milagre ainda maior que 2014/15, Coimbra, que já tinha pouco relevo no futebol profissional português, vai baixar de pouco para nenhum.