Tirando as óbvias diferenças, vejo o Newcastle como o nosso Vitória de Guimarães: equipas com muito potencial, e capazes de fazer muito mais do que nos demonstram época após época.
Não são claros candidatos a nada mas, devido à sua conjuntura, tem um forte apoio da massa adepta que torna o seu estádio “difícil” para os adversários e que podem, e deviam, ter capacidade para bater pé todos os seus adversários no campeonato. Inclusive, mesmo com este poderio, já tiveram descidas à segunda divisão num passado recente.
Agora, os ‘Magpies’ que lutam anualmente pela manutenção, foram adquiridos em janeiro por Mohammad bin Salman, que tem fundos “ilimitado” para os colocar na luta pelo pódio, quiçá lutar pela Premier League!
Esta época não estava a ser diferente até à aquisição do clube por parte do príncipe da Arábia Saudita! Encontravam-se nos lugares de descida, e, não fosse este “milagre”, a despromoção seria o cenário mais plausível tendo em conta o que pouco jogavam, sendo que a esperança recaía em Saint-Maxim para resolver os problemas todos!
No entanto, chegou o mercado de janeiro e todos pensavam que vinham grandes trutas para ajudar nesta luta mas nem todos querem lutar para…não descer! As negas dos jogadores foram várias como Botman (Lille), Van de Beek e Martial (Manchester United, que preferiram rumar ao Everton e Sevilha, respectivamente), e tiveram que se virar para um mercado com jogadores mais…modestos!
Apesar de colocarem um recorde em gastos neste mercado de janeiro, no valor de 102.1M, as aquisições foram as seguintes:
- Kieran Trippier: 15M ao Atlético de Madrid
- Bruno Guimarães: 42.1M ao Lyon
- Chris Wood: 30M ao Burnley
- Dan Burn: 15M ao Brighton
- Matt Targett: emprestado pelo Aston villa
Ou seja, enfraqueceram rivais diretos na luta pela manutenção como o Burnley ou Brighton (apesar de estar melhor classificado), contrataram um jogador de futuro como Bruno Guimarães (o único que aceitou?) e têm como cabeça de cartaz, o retorno de Trippier à Premier League.
Foram apenas 5 aquisições, mas que fizeram toda a diferença! Desde que abriu o mercado de janeiro, fizeram 20 pontos e conseguiram uma sequência de 9 jogos sem perder, com 7 vitórias e 2 empates! Conseguiram ganhar uma boa margem pontual, saindo dos lugares de descida e estando já com uma diferença de 9 pontos para a última vaga na luta pela despromoção. Neste momento, os ‘Magpies’ encontram-se em 14º com 31 pontos contra 22 do Watford, 18º na classificação.
A luta pela manutenção parece bem encaminhada! No entanto já existem várias questões:
- Já irão lutar pelo título na próxima época? Ou será um ano zero?
- Que tipo de reforços vão chegar a Newcastle no verão?
- Irá Eddie Howe manter-se na liderança da equipa? Ou vão optar por alguém com mais nome?