João Mário, o rapaz acabado de se sagrar campeão pelo Sporting e que assinou pelo Benfica no mesmo verão! Na verdade, não é isso que me intriga, pois antes de serem jogadores eles são profissionais! E tal como nós, também eles procuram as melhores condições, sejam estruturais ou financeiras!
O que vem em discussão é o seguinte: Qual foi a razão da sua contratação?
Para começar, temos toda a sua novela envolvida na sua contratação! Supostamente veio a custo zero e havia cláusulas impostas pelo Sporting, na altura do Bruno Carvalho, que não podia ser negociado para Portugal. O Benfica arranjou maneira de o contratar a custo zero, mas que afinal se transformou em 5.5M gastos em intermediações, dizem eles! Uma palavra cara e simpática para comissões!
O seu estilo de jogo é muito característico e tem que ser protegido pelas equipas que o tentam contratar!
Tem como grandes qualidades a sua serenidade, temporização no jogo, tranquilidade com bola, equilíbrio na equipa e o seu jogo tático, que lhe permite jogar como uma espécie de híbrido na linha apesar de não ser conhecido pela sua rapidez!
No entanto, aos olhos dos adeptos, tem mais pontos negativos que positivos!
- A sua técnica não é suficientemente boa para jogar na linha
- Não tem intensidade suficiente para jogar num meio-campo a dois
- Horrível a finalizar ou em terrenos mais avançados
- Má relação com estatísticas: golos ou assistências (para não falar nas defensivas)
É de bradar a sua falta de agressividade, nem todos têm que ser Gattuso, Roy Keane ou Patrick Vieira, mas tem de mostrar uma linguagem corporal mais proactiva! De certa forma parece resignado com o seu destino e pouco faz para mudar!
Desde que saiu do Sporting em 2016, a sua melhor época foi de 3 golos e 5 assistências! Mesmo na época passada, que supostamente foi importante no Sporting, teve apenas 2 golos e 2 assistências! O futebol não é só estatística, mas ele está longe de ser um influenciador de jogo em que não tenha que se preocupar com esta temática!
A verdade é esta! Tem 29 anos, está a receber no teto salarial do Benfica, com um valor de mercado de 14M as previsões de retorno financeiro são inexistentes, e o retorno desportivo está a deixar a desejar! No aspecto desportivo, já se encontra encostado no banco, e parece atrás de Taarabt e Paulo Bernardo na hierarquia!
Já flopou, ou sendo simpático, não se destacou no Inter, Lokomotiv de Moscovo e West Ham!
A sua contratação foi para dar uma bicada no sporting? Mais um capricho de JJ? Ou era necessário no plantel do Benfica?
Dito isto, como vão descalçar esta bota? Ou ainda vai a tempo de dar a volta e ser importante na manobra do Benfica?