Sporting 0 – Benfica 2 (Darwin,14′, Gil Dias,90+3′)
O Benfica foi a casa do Sporting para os colocar praticamente fora da corrida pelo título. Para isso contribui Rúben Amorim que olhou a nomes e estatutos, e colocou Palhinha e Pote em detrimento de Ugarte e Edwards, que se encontram neste momento em melhor forma e ainda oferecem outro tipo de características.
Tal viria a revelar-se, pois sem Matheus Reis, que oferece muita qualidade na saída de bola desde a defesa com a sua progressão e com Palhinha no onze, o Sporting não conseguiu ligar os sectores e pouco incomodou Vlachodimos, à excepção de um cabeceamento à trave de Sarabia. Tais opções permitiram ao Benfica mandar no jogo desde o minuto 1, sem que o Sporting tenha incomodado verdadeiramente no jogo.
O jogo das ‘águias’, à falta de Rafa, baseou-se em explorar a profundidade de Darwin (que está em modo super confiante e sente-se capaz de enfrentar o mundo sozinho), e o uruguaio não se escondeu da responsabilidade, ao marcar o 1º golo (aproveitou a lentidão de Neto e Coates) e ainda assistiu para Gil Dias confirmar a vitória na casa dos ‘leões’. Defensivamente, Grimaldo e Gilberto tiveram uma exibição muito competente não permitindo jogo interior e obrigando o ataque do Sporting a abusar do cruzamento, em particular Porro, que não acertou nenhum!
Na primeira parte, o Benfica beneficiou do adormecimento do Sporting e tomou as rédeas do jogo, inaugurando o marcador aos 14 minutos, por intermédio de Darwin, que aproveitou a lentidão de Neto e Coates para fazer um chapéu a Adán, depois de um passe longo de Vertonghen. Até ao intervalo, registo apenas para um remate de Diogo Gonçalves a testar as luvas do espanhol.
No regresso dos balneários, Everton ameaçou o 2-0 mas foi Sarabia quem teve mais perto de fazer o golo, com um cabeceamento à trave. No entanto, foi só nos descontos que houve outra oportunidade digna do nome, com Darwin a assistir Gil Dias para o 2-0, e sentenciar o jogo!
Homem do jogo:
Destaques: Darwin
Nos ‘Leões’, Neto demonstrou a sua lentidão no golo sofrido, Palhinha e Pote completamente fora de forma, Porro carrilou muito jogo mas foi pouco eficiente, ao passo que Nuno Santos foi o único que conseguiu alguns bons cruzamentos para ninguém! Sarabia mostrou-se muito refilão mas ainda cabeceou à trave. Matheus Nunes nunca conseguiu pegar no jogo e mostrar-se nas suas arrancadas, enquanto Slimani e Ugarte entraram cedo no jogo, mas não conseguiram ter impacto.
Nas ‘Águias’, Darwin está super confiante e enfrenta o mundo sozinho e sai do jogo com um golo e uma assitência, Everton esteve perto do golo e enquanto Diogo Gonçalves pouco se viu. Vlachodimos demonstra pouca segurança em agarrar bolas e os centrais, Otamendi e Vertonghen, ainda menos confiança têm em lhe colocar a bola nos pés e nas laterais, Grimaldo e Gilberto fizeram uma grande exibição defensivamente. Gil Dias entrou para fazer o golo da tranquilidade e André Almeida para fazer um corte crucial a negar o 1-1.
Sporting: Adán; Neto, Coates, Gonçalo Inácio; Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Santos; Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.
Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Diogo Gonçalves, Taarabt, Weigl e Everton; Gonçalo Ramos e Darwin
Sá Cristovão
17 de Abril, 2022 em 21:59
Biba o benfica.