Conecte-se connosco

Futebol Internacional

Porto garante passagem aos oitavos com vitória emocionante sobre o Shakhtar Donetsk

Avatar photo

Publicado

a

O Porto assegurou o seu lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões ao vencer o Shakhtar Donetsk por 5-3 no Estádio do Dragão, tornando-se assim o único representante português nesta fase da competição.

Galeno abriu o marcador aos 9 minutos, antes de um peculiar golo de Danylo Sikan, que empatou mesmo depois de o árbitro ter assinalado fora de jogo.

Galeno e Mehdi Taremi marcaram em momentos chave do jogo, mas a equipa ucraniana mostrou resiliência, com um cruzamento de Sikan desviado para a baliza por Stephen Eustáquio a 20 minutos do final.

A equipa comandada por Sérgio Conceição fechou o jogo com Pepe a converter um canto e Francisco Conceição a ampliar para 5-2 menos de um minuto após entrar como suplente.

Eguinaldo marcou um golo de consolação nos instantes finais, num jogo emocionante que viu os Dragões conquistarem a sua quarta vitória no Grupo H, garantindo assim a passagem à próxima fase.

Galeno brilha

O Porto não demonstrou intenções de jogar para o empate que lhe bastava para avançar, e Evanilson criou a primeira oportunidade para Mehdi Taremi aos 9 minutos, mas o cabeceamento foi defendido por Dmytro Riznyk.

O Shakhtar Donetsk tentava atrair os Dragões para o seu meio-campo, uma estratégia arriscada com a pressão alta do Porto. A tática quase falhou quando Riznyk cometeu um erro na sua área, mas Yaroslav Rakitskyi recuperou a tempo de bloquear o remate de Stephen Eustáquio.

A persistência dos Dragões deu frutos, e Galeno não desperdiçou aos 9 minutos. Um passe longo de Pepe encontrou Pepê Aquino, que passou para Evanilson, colocando a bola na zona perigosa onde Galeno não podia falhar.

Reação do Shakhtar

A equipa ucraniana teve a sua primeira oportunidade quatro minutos depois, numa falta cometida por Taremi sobre Oleksandr Zubkov. O livre de Heorhii Sudakov encontrou Danylo Sikan, que cabeceou por cima da baliza.

Este momento iniciou uma fase de pressão do Shakhtar, com um movimento coletivo brilhante aos 27 minutos, resultando num remate perigoso de Giorgi Gocholeishvili defendido por Diogo Costa. A persistência deles valeu a pena, com o empate a surgir dois minutos depois.

Um passe longo encontrou Oleksandr Zubkov, que estava em posição irregular, mas a jogada prosseguiu. Zubkov cruzou para a área, onde Danylo Sikan converteu. O golo acabou por ser validado, originando uma pequena confusão à frente do banco do Porto, onde Sérgio Conceição foi admoestado com um cartão amarelo.

Porto retoma controlo

O golo inspirou os Dragões, que aumentaram a pressão. Galeno rematou à baliza, mas Riznyk defendeu, e Aquino falhou o alvo. Recuperaram a liderança dois minutos antes do intervalo, quando Aquino proporcionou outra oportunidade a Galeno. O remate do extremo desviou num defesa e bateu Riznyk.

O Porto iniciou a segunda parte com intenção, com um livre de Eustáquio a encontrar Taremi, que foi negado por Riznyk. Taremi teve outra oportunidade após Galeno aproveitar um passe errado, e o avançado iraniano não perdoou, rematando forte e colocado com o pé esquerdo.

Taremi não conseguiu converter outra oportunidade antes de o Shakhtar marcar o segundo golo aos 72 minutos. Sikan venceu Jorge Sánchez no físico, ultrapassou Fábio Cardoso e cruzou, criando confusão na pequena área, onde a bola foi desviada para a baliza por Eustáquio.

Dragões fecham o jogo

Quaisquer esperanças de uma reviravolta improvável por parte dos visitantes foram eliminadas três minutos depois, quando o Porto fez o 4-2. O cabeceamento poderoso de Taremi forçou uma defesa reflexa de Riznyk, e na sequência do canto, Pepe conseguiu desviar a bola para lá da linha de golo.

Sérgio Conceição fez uma tripla substituição aos 81 minutos, trocando Eustáquio, Aquino e Evanilson por Marko Grujić, André Franco e Francisco Conceição.

A estratégia revelou-se acertada, com Conceição Jr. a fazer o 5-2 menos de 60 segundos depois. Um erro de Valeriy Bondar permitiu ao extremo correr para a área, onde escolheu o seu canto, com Riznyk a tocar na bola, mas sem conseguir evitar o golo.

Eguinaldo entrou para marcar um golo de consolação nos momentos finais, após hesitação de Grujić, mas foi demasiado tarde para o Shakhtar, que terá que se contentar com um lugar na Liga Europa.

Missão cumprida

O Porto esperava avançar no Grupo H, e isso foi conseguido, apesar de duas derrotas apertadas frente ao poderoso Barcelona. Com todo o respeito, Antuérpia e Shakhtar Donetsk não estão ao nível dos Dragões, que venceram ambos os clubes por duas vezes.

O clube português aguardará ansiosamente o sorteio dos oitavos de final, onde enfrentará Bayern de Munique, Arsenal, Real Madrid, Real Sociedad, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund ou Manchester City.

Galeno brilhou com dois golos e uma assistência na vitória por 3-1 sobre o Shakhtar em Hamburgo, e voltou a castigá-los em Portugal, onde o clube ucraniano não aprendeu com os erros. O extremo brasileiro esteve imparável pelo flanco esquerdo, continuando a assombrar as defesas adversárias.

Sérgio Conceição virará rapidamente a sua atenção para a Primeira Liga, onde a sua equipa defrontará o Sporting Clube de Portugal na segunda-feira. O treinador pretende certamente que a sua equipa melhore defensivamente, após ter sofrido sete golos nos três jogos anteriores, uma preocupação antes do difícil teste em Lisboa.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Classificações

Tendências