Desde 2010, pelas balizas encarnadas passaram: Júlio Cesar, Oblak ou Ederson! No início dessa década por lá passou o incrível Roberto (muito ironia!) e depois houve um período de instabilidade em que Svilar ou Bruno Varela tiveram tempo de antena!
Para resolver esse problema chegou o actual dono da baliza do Benfica, Odysseas Vlachodimos, no entanto este sofre do mesmo problema que Julian Weigl. Como os seus antecessores foram/são craques mundiais, são constantemente comparados e julgados pelo que os outros faziam.
Isso gera sempre a questão, serão Vlachodimos e Weigl jogadores que não rendem e podem encontrar melhores soluções, ou estão os adeptos a ser demasiados exigentes?
Vlachodimos parece que nunca caiu no agrado dos treinadores, tanto que Bruno Lage tentou Mattia Perin, da Juventus, que só não se concretizou porque tinha uma lesão no ombro, e Jorge Jesus chegou a sentá-lo no banco por troca com Helton Leite, na época passada!
Ainda para mais, devido aos seus defeitos, não consegue compensar a lentidão apresentada pela defesa benfiquista, composta por Otamendi e Vertonghen, e funcionar como líbero, o que também iria permitir ao Benfica jogar com uma defesa mais subida e fazer uma pressão no meio-campo defensivo do adversário!
Na verdade, esta já será a 4º época de Vlachodimos e pouco mostrou na sua evolução! Chegou vindo do Panathinaikos por 2.4M, em 2018/19, mas os seus defeitos mantém-se e não mostra indícios de que vá melhorar!
O guardião, de 28 anos, apresenta as seguintes lacunas:
- Controlo de profundidade
- Mau jogo de pés
- Receio em tudo o que seja sair de dentro dos postes
- Fraca comunicação com a sua defesa
- Vulnerável na saída aos cruzamentos
Como pontes fortes tem o seu jogo dentro dos postes, sendo muito bom no 1×1 e com bons reflexos! O único aspecto em que melhorou foi o controlo de remates de longe. Na sua primeira época foi um festival de golos sofridos de remates de longe, que pareciam perfeitamente ao seu alcance!
Mesmo com estas lacunas todas, está nos 3 melhores jogadores que melhor se têm exibido esta época! Sinal de que chega para a realidade benfiquista ou de que o elenco é fraco e tem de ser melhorado?
Dito isto, seria facilmente vendido por 10M ou mais, gerando um lucro de quase 8M. No entanto, a qualidade dos guarda-redes hoje em dia não abunda! O Sporting teve de ir buscar o veterano Adán, por exemplo.
Caso se decidam pela venda, quem vão contratar para o seu lugar? Não voltarão os fantasmas das exibições de Bruno Varela e Svilar a pairar no estádio da Luz?