O FC Porto igualou-se em pontos com o Sporting, que ocupa a primeira posição, após este último sofrer a sua segunda derrota na Primeira Liga nesta temporada, sendo derrotado pelo Vitória por 3-2.
Os Leões esperavam aumentar a sua vantagem sobre o Benfica, que tinha empatado 1-1 com o Farense na noite anterior, mas, apesar de liderarem, viram a sua vantagem ser revertida para 3-2 em condições chuvosas.
A derrota do Sporting abriu caminho para o Porto subir na tabela e igualar a pontuação do líder, conseguindo uma vitória por 3-1 em casa contra o Casa Pia, preparando o terreno para um Clássico emocionante entre o primeiro e o segundo lugares no dia 18 de dezembro.
Vitória 3-2 Sporting
Após a crise que se abateu sobre a Luz, o Sporting tentava aumentar a distância entre eles e os seus rivais com uma vitória fora no Estádio Dom Afonso Henriques.
A pausa não foi fácil para os visitantes, mas, finalmente, aos 42 minutos, Gonçalo Ináçio surgiu para finalizar um passe desviado de Morita e dar a vantagem ao Sporting.
O Vitória conseguiu responder pouco antes do intervalo, no entanto, com um toque de polémica, já que um contato mínimo entre Ricardo Mangas e o guarda-redes dos Leões, António Adan, preparou o terreno para Tiago Silva igualar a partir da marca de grande penalidade, com o médio não falhando antes do intervalo.
Na busca pela liderança, o Sporting deparou-se com um Bruno Varela resiliente na baliza antes de sofrer um golo no minuto 73, marcado por André Silva após um desvio pesado de Morita.
O Vitória durou apenas alguns minutos antes de Nuno Santos fazer o Sporting celebrar um empate por 2-2, mas a noite foi feita para os Vimaranenses, que recuperaram a liderança quando o remate de Dani Silva venceu Adan ao seu poste mais próximo.
A derrota para a equipa de Rúben Amorim faz com que a diferença entre o primeiro e o quarto lugares diminua agora para apenas dois pontos, à medida que o Sporting de Braga começa a entrar novamente na disputa.
FC Porto 3-1 Casa Pia
As notícias de ambos os rivais perdendo pontos teriam transmitido tons de entusiasmo e preocupação ao mesmo tempo para uma equipa do Porto que não é estranha a contratempos nesta temporada, recebendo o Casa Pia para o seu mais recente desafio.
Mostrou-se ser um domínio unilateral, muito para a satisfação de Sérgio Conceição, que viu Stephen Eustáquio assistir Evanilson para um simples golpe final a apenas 12 minutos do início no Estádio do Dragão.
Na segunda parte, houve um golo de estreia para Zé Pedro, formado no Porto B, destacando-se ao lado de Pepe, com o defesa central português a subir mais alto entre os defensores do Casa Pia para fazer o 2-0 no minuto 48.
Pepe marcou o seu golo a dez minutos do fim, novamente a partir de um cruzamento de Eustáquio, antes de uma grande penalidade convertida por Fernando Andrade no outro extremo, contra o seu antigo clube, concluir um resultado de 3-1 a favor do Porto.