Portugal 4 (William,15′; Ronaldo,35′ e 39′; Cancelo,68′) – Suíça 0
Fernando Santos surpreendeu e revolucionou o onze inicial, ao deixar apenas 4 elementos do jogo passado, deixando Bernardo Silva no banco (a precisar de descanso?) e com Otávio a mostrar que já é uma certeza no onze. Portugal jogou numa espécie de 451, e através da simplicidade de William Carvalho, desmontaram facilmente a defesa dos suíços, sendo que na primeira parte já podia estar facilmente 6-0, tal foram as oportunidades desperdiçadas pelos lusos.
A Suíça, estava com um meio campo inexistente, e nunca soube lidar com a superioridade dos lusos no meio campo, sofrendo oportunidades em avalanche. Para piorar, Kobel foi uma nódoa na baliza e tornou tudo ainda mais difícil.
Na turma das quinas, Bruno Fernandes apesar da sua atitude no segundo golo, continua corpo estranho na seleção nacional, Otávio continua a fazer o trabalho invisível no lado direito (a complicar uma possível introdução de Renato Sanches no 11) enquanto William Carvalho deu show, com várias desmarcações ao primeiro toque e ao ser sempre um ponto referência nas tabelas.
Jota ora mostra o seu lado solidário (excelente assistência no segundo golo), ora mostra o seu egoísmo, ao tentar o golo quando tem várias soluções ao seu lado, já Ronaldo voltou ao onze para aumentar as suas estatísticas e podia ter saído do estádio com o saco cheio de golos, não fosse o desperdício fácil que teve na cara de Kobel. Cancelo construiu e finalizou o seu golo, com Bernardo Silva a assistir.
Na Suiça, Kobel foi o terror na baliza e sai como vilão, Mbabu mostrou a sua rapidez mas nunca respeitou a linha defensiva colocando sempre o ataque luso em jogo, enquanto Xhaka e Sow viram-se á nora para contrariar a superioridade no meio campo.
No ataque Shaquiri foi o único que tentou mas perde-se em toques de vedeta, Steffen foi um a menos enquanto Seferovic foi bem vigiado por Pepe e Danilo
Na primeira parte, William Carvalho desbloqueou o marcador aos 15 minutos, a aproveitar uma defesa para a frente de Kobel. A seguir apareceu Ronaldo a bisar, com golos aos 35′ e 39′, sendo que ainda desperdiçou o hat-trick em duas ocasiões fáceis. Pelo meio, Pepe ainda enviou uma bola ao poste e Jota desperdiçou na cara do guarda redes ao ser egoísta e demorar uma eternidade para rematar.
No segundo tempo, foi a gerir o tempo até que Cancelo acelerou e com Bernardo a assistir, faz o 4-0, aos 68′, depois de mais um erro de Kobel.
Homem do jogo: William Carvalho
Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Danilo e Nuno Mendes; Bruno Fernandes, Rúben Neves e William Carvalho; Otávio, Ronaldo e Jota
Suíça: Kobel; Mbabu, Frei, Schar e Rodríguez; Sow e Xhaka; Steffen, Shaqiri e Vargas; Seferovic