Porto 1 (Toni Martínez,82′) – Sporting 0
Porto segue em frente, e encontra Tondela na decisão final da Taça de Portugal!
Os ‘Dragões’ controlaram bem o jogo, principalmente a 2ª parte, e nunca tiveram a eliminatória em causa. Sérgio Conceição ao colocar a sua habitual pressão ofensiva, condicionou bastante a saída de bola dos ‘Leões’ desde trás e sem as arrancadas de Matheus Nunes, torna-se difícil ao Sporting avançar no terreno.
A equipa de Rúben Amorim encontra-se em baixo de forma, a defesa não está a funcionar uniformemente, o meio-campo não está a conseguir ligar os sectores e o ataque é dependente de Sarabia ou Pote, e quando se encontram em dia não, os ‘leões’ encontram dificuldades em alvejar a baliza dos adversários!
Neste sentido, Pepe e Mbemba controlaram bem o ataque leonino, Fábio Vieira, numa espécie de híbrido, e Vitinha dominaram o meio-campo enquanto Toni Martínez entrou para decidir o encontro!
Ugarte foi o único que tentou remar no meio campo leonino, com muitas recuperações de bolas mas também perdeu a sua dose, Matheus Nunes não conseguiu as suas habituais arrancadas, Pedro Porro foi expulso com uma entrada precipitada sobre Galeno, Gonçalo Inácio deixou fugir T. Martínez uma altura em que Coates já se encontrava a avançado!
O ataque dos ‘leões’ foi completamente engolido e nem sequer incomodaram o guarião do Porto!
Na primeira parte houve muita intensidade, simulações, faltas, e oportunidades…uma! Essa pertenceu a Zaidu, que quase fazia o 1-0 num remate cruzado a rasar o poste!
Para a segunda parte, Matheus Nunes desperdiçou a melhor chance do Sporting para diminuir a desvantagem na eliminatória, com Marchesín a mostrar-se atento, mas depois os ‘Dragões’ pegaram no jogo e foi Fábio Vieira e Vitinha a incomodarem de meia distância, mas Adán disse presente. Até que Toni Martínez entra em jogo, e pouco depois faz o 1-0, a responder a passe longo de Pepe. Os ânimos aqueceram, e Porro foi expulso com vermelho direto devido a uma entrada sobre Galeno!
Homem do jogo: Fábio Vieira
Porto: Marchesín; Pepê, Mbemba, Pepe e Zaidu; Grujic, Otávio, Fábio Vieira e Vitinha; Taremi e Evanilson.
Sporting: Adán; Luís Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Pedro Porro, Ugarte, Matheus Nunes e Matheus Reis; Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.