Roberto Martínez muitas vezes não recebe os elogios que merece como treinador, possivelmente devido ao facto de nunca ter conquistado troféus importantes.
No entanto, o antigo treinador da Bélgica tem tido uma influência significativa no jogo, com treinadores como Graham Potter estudando os seus métodos para o futebol baseado na posse.
Desde que assumiu como treinador de Portugal em 2023, Martínez tem vivido um dos melhores momentos da sua carreira. A Seleção teve a melhor campanha de qualificação da sua história rumo ao Euro 2024, e é evidente que houve uma evolução tática sob o novo treinador.
Isso levanta a questão: por que Portugal não é mais fortemente favorito para vencer a competição?
Portugal não é considerado favorito para o Euro 2024 Apesar de ser uma das primeiras equipas a qualificar-se para o Euro 2024 após uma incrível campanha de qualificação, as probabilidades de Portugal vencer o Euro 2024, no momento da redação, são de 8/1. Inglaterra, França, Alemanha e Espanha estão à frente das estimativas dos apostadores para levantar o cobiçado troféu na Alemanha no próximo verão.
Essas probabilidades podem representar um grande valor para os apostadores, pois argumenta-se que atualmente não há equipa em melhor forma do que Portugal na Europa. Martínez orquestrou 10 vitórias em 10 jogos no Grupo J, com 36 golos marcados e apenas dois sofridos. Isso foi o maior número de golos marcados e o menor número de golos sofridos na história do país durante uma fase de qualificação para a Copa do Mundo ou Campeonato Europeu. Foi também a primeira vez que a nação completou uma campanha de qualificação perfeita.
Martínez não se importará com este estatuto de ‘cavalo escuro’, pois é o oposto do que ele experienciou como treinador da Bélgica. Com a sua equipa anterior, as expectativas eram extremamente altas, o que colocava muita pressão sobre os jogadores para se destacarem. Sem esse stress adicional, Martínez e Portugal têm a oportunidade de brilhar no Euro 2024.
Martínez mostrou versatilidade tática Martínez demonstrou muita flexibilidade na sua abordagem como treinador de Portugal, fazendo excelente uso do plantel profundo e talentoso à sua disposição. É claro que o espanhol quer misturar juventude com experiência, dando oportunidades a jogadores como Toti Gomes e João Neves, ao lado de veteranos como Pepe e Cristiano Ronaldo. Ele também mostrou ter um plano para jogos sem Ronaldo, com a maior vitória de Portugal a ocorrer sem a estrela icónica, quando venceram Luxemburgo por 9-0.
Martínez valoriza a influência de Ronaldo, mas também está a desenvolver estratégias sem o jogador de 38 anos. Bruno Fernandes emergiu como o jogador-chave para o novo treinador, com seis golos e oito assistências nos jogos de qualificação. No entanto, há ainda a necessidade de adaptabilidade nos jogos, especialmente contra equipas que se posicionam defensivamente. Apesar das vitórias, Portugal teve algumas dificuldades nos jogos fora contra Islândia e Eslováquia.
Portugal desenvolveu um ótimo momento ao longo do último ano, e é importante que mantenham isso em 2024. A nação pode não ser a favorita de acordo com as casas de apostas, mas Ronaldo e companhia não serão intimidados por probabilidades desfavoráveis, e serem menos favorecidos pode realmente funcionar a seu favor. Martínez parece ser o homem ideal para dar à nação uma verdadeira chance de conquistar o Campeonato Europeu pela segunda vez.