Qual a relação destas personagens com um blog de futebol? Passo a explicar.
O Super-homem como todos sabemos é um extraterrestre, em que lhe conhecemos apenas uma fraqueza, a famosa pedra Kryptonite.
O Batman é um rapaz como nós, meros humanos. Talvez excepto pelos infindáveis euros/dólares/liras (seja o local onde estiveres a ler isto) na conta que lhe permite ter ou criar um armazém de armas para lutar contra o mal existente no nosso planeta terra (às vezes até fora dele).
Ambos são membros da liga da justiça, no entanto a liderança desse grupo não está destinada ao ser mais forte. Essa posição pertence a Batman, talvez devido às ausências súbitas por parte do Messi de parte em parte, perdão Super-Homem, que permitem a Ronaldo, perdão Batman, ter “tempo de antena” durante essas ausências.
Ora como podemos transpor isto para o futebol, entre Messi & Cristiano Ronaldo?
Lionel Messi, é capaz de ser ‘O’ melhor jogador da história de futebol (pessoalmente não gosto desta discussão porque o futebol muda bastante consoante os anos). É um atacante, um Nº10, um médio-centro. Não raras as vezes foi o melhor marcador da la liga, o melhor assistente e/ou quem mais jogadas criou ao mesmo tempo numa só temporada.
Passe o exagero, ou talvez não, mas se colocarmos o Messi a lateral esquerdo não seria ele o melhor lateral esquerdo do Mundo? Afinal de contas, até ao que lhe podemos apontar como fraqueza, o seu tamanho, o homem aguenta cargas como ninguém. Muito frequente levar, levar e levar e continuar sempre em pé ou na luta.
Cristiano Ronaldo, aquele que dizem que é só trabalho e um pouco de talento. Ora, isso talvez seja o maior disparate que se possa dizer. Que o homem perdeu a essência do seu jogo muito cedo? Certo. Que sempre apresentou lacunas na receção de bola? Certo. Mas alguém que faz o que ele faz não pode ser considerado só trabalho. Isso dá a ideia de que qualquer um de nós o consegue fazer, e venho com muita pena anunciar que isso é falso. Ambos são predestinados.
Goste-se do seu futebol ou não, independente de jogar contra San Marino ou Malta, de ser arrogante ou de se mandar ao chão a toda a hora, o homem marcou golos a todos e de todos os feitios. Não raras as vezes se lê a dizer que só marca golos de encostar ou contra equipas fracas. Ora, se isso é verdade, porque só ele o faz? Se é assim tão fácil de replicar…
Não confundir a falta de elegância, classe ou mística, com falta de qualidade da parte de Cristiano Ronaldo para lhe retirar um lugar no pódio.
(Infelizmente só não tem capacidade para perceber que já não detém certas qualidades)
Todos nós sabemos quem ganha esta guerra. No entanto, há batalhas na guerra. E de vez em quando, o Batman deu um ar da sua graça e arrebatou 1 batalha ou 5. No entanto, o Super-Homem é eterno e venceu mais batalhas acabando por ganhar a guerra… E ao dia de hoje, com Batman já em descanso das guerras, ele ainda continua por lá. Talvez mais um ano, ou dois. Nunca se sabe com Lionel, perdão Super-Homem.
Já muito foi escrito sobre Messi e/ou Ronaldo, portanto nada disto é novidade para vocês. O meu ponto é mostrar que não vamos ter isto para sempre (de facto, já só temos Messi a espalhar o seu perfume, e mesmo esta época um pouco abaixo do que nos habituou).
Só nos resta agradecer pelo ser humano Cristiano Ronaldo ter dado uma excelente réplica ao extraterrestre Lionel Messi!
Vamos poder dizer que vimos estes dois monstros ao mesmo tempo. Que um elevou o outro. Perder tempo a destilar ódio ou teorias da conspiração é não apreciar o que temos (ou tivemos) à nossa frente durante muitos anos. Não se esqueçam! Somos privilegiados, não vale a pena estragar o que de bom o futebol nos dá!
Quantos de nós podem dizer que vimos bugs no mundo do futebol? Que vimos Tsigalko ou Tó Madeira em pele e osso (referência para os fortes)? Que os vimos ao vivo e a cores e não no Youtube?
Todos nós temos gostos diferentes (e ainda bem), mas não é preciso denegrir um para valorizar o outro.
Para voltarmos a ver um duelo destes (se é que vamos ver?), quem serão os seus discípulos?
Kylian Mbappé vs Erling Haaland? Ou irão entrar outros elementos nesta luta?
Dilas
18 de Fevereiro, 2022 em 15:39
Excelente texto, analogia muito boa!!
Eu pessoalmente tendo para o Ronaldo, por ser português, mas sei que o Messi é mesmo de outro mundo.
Jogador Extra
18 de Fevereiro, 2022 em 17:57
Obrigado!
Houve uma altura que utilizei o mesmo argumento para apoiar o Ronaldo, mas sem nunca denegrir o Messi. Mas o Ronaldo já baixou o seu jogo e o seu nível à algum tempo, e aí decidi apreciar completamente o Messi, que é realmente outra coisa! O homem cria jogo, assiste, dribla, marca, e tem um outro encanto… Uma pena que o fim esteja próximo!